DESCRIÇÃO

A criação da Biblioteca da PRODEPA se deu entre os meses de maio e junho de 1978.
Os primeiros títulos reunidos para formar seu acervo constavam de doações: como livros, revistas, manuais de sistemas da IBM e outros, resultando daí, a criação da Biblioteca propriamente dita.
Com o passar dos anos, sentindo a necessidade de disponibilizar ao seu Corpo Técnico, literatura especializada nos assuntos inerentes a sua área de atuação, a Empresa partiu para aquisição de livros, assinatura de revistas e outras mídias.
Recentemente, a Biblioteca foi modernizada, ganhando seu espaço junto ao Centro de Treinamento e Capacitação ( CTC ) e ao Centro de Memória da PRODEPA.
O seu acervo físico contempla mais de 800 obras, distribuídas entre livros técnicos, e-books, literatura, enciclopédias e outros.
Um dos destaques desse acervo é a reedição da obra História do Futuro de autoria do Padre António Vieyra, escrita no século XVII. Essa reedição, reprodução fac-similar de um exemplar que integra o acervo de obras raras da Biblioteca Pública Arthur Vianna, só foi possível depois de passar por um tratamento eletrônico de limpeza da digitalização do livro original, trabalho esse executado durante meses pelo Departamento de Tratamento Eletrônico de Documentos da Prodepa.
Por último, foi implantado o sistema Biblivre, automatizando o registro dos acervos físico e digital, de modo a permitir aos usuários a consulta dos livros existentes, por autor, título e assunto. Além disso, disponibiliza volumes para empréstimos. A requisição de empréstimos de volumes físicos também pode ser feita de forma on-line, pela rede de computadores da própria Empresa.