História Arquitetônica

PRÉDIO: Boulevard Castilho França, s/n
“SOLAR DA BEIRA” (1953)

Criada a Sessão Mecanizada da Secretaria de Finanças do Estado - SEFIN, inicialmente para apurar o concurso “Seu Talão Vale um Milhão”, através de máquinas mecanográficas. No mesmo prédio, no Ver-o-Peso, funcionava a Recebedoria Estadual.

PRÉDIO: Travessa Tomásia Perdigão, s/n
“PALÁCIO LAURO SODRÉ”

Ao final dos anos 50, com o crescimento dos serviços processados, a Sessão Mecanizada passou a funcionar no térreo da sede do Governo Estadual, na Praça Dom Pedro II

PRÉDIO: Travessa Doutor Morais, 115

1965, criado o Departamento de Processamento de Dados – DEPRO,que absorveu a Sessão Mecanizada, com o primeiro computador do Estado, um IBM/3,funcionando neste prédio alugado, no bairro de Nazaré. 1975, o prédio passou a abrigar somente as áreas de Desenvolvimento e Microfilmagem do CPD.

PRÉDIO: Travessa Doutor Moraes, 145

Em 1975, o DEPRO passa a ser denominado Centro de Processamento de Dados – CPD, já com um computador IBM 360/40 e passando a funcionar em prédio alugado na Travessa Doutor Morais, 145, esquina com a Avenida Nazaré.

PRÉDIO: Avenida Governador José Malcher, 520

De 1981 até 1984, a área de Microfilmagem do CPD, passou a funcionar em um prédio alugado na avenida Gov. José Malcher, 520.

PRÉDIO: Avenida Nazaré, 226

De 1980 até 1984, a área administrativa do CPD passou a funcionar em prédio alugado, entre a Travessa Dr. Morais e a Travessa Benjamin Constante.

SEDE PRÓPRIA: Rodovia Augusto Montenegro

1986, o CPD já com a denominação de Processamento de Dados do Estado do Pará – PRODEPA, ocupa, com todas as suas áreas, sua sede própria, na Rodovia Augusto Montenegro, km 10, em Tenoné, distrito de Icoaraci.